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Marketing Humanizado: conheça estratégia que aproxima marca e cliente
O marketing humanizado visa uma maior aproximação da empresa com seu público alvo, tendo as emoções humanas como principal característica.
Estratégias de marketing são essenciais para o crescimento de qualquer negócio. E o marketing humanizado é uma das formas de fortalecer a relação de empresas com seus clientes.
Em tempos de inteligência artificial, o lado humano tem falado mais alto. Principalmente para quem busca por resultados mais assertivos em suas ações.
Em nosso texto, abordaremos o que é essa tática. Além de dicas imprescindíveis para que a estratégia seja bem sucedida em seu negócio. Confira.
O que é Marketing Humanizado?
Por trás de toda ação de marketing, estão os seres humanos. Mas quando se trata do crescimento de negócios, os números tornam-se prioridade.
A emoção, principal característica das relações humanas, acaba sendo deixada de lado. E por muitos momentos, esse sentimento faz falta.
O marketing humanizado foi criado para oferecer uma melhor experiência para o público.
Sua ideia principal é inserir aspectos humanos na relação das empresas com seu público-alvo.
3 bases
As ações humanizadas de marketing possuem como base três características: emoção, empatia e ética.
Por ser uma técnica bastante persuasiva, a emoção pode ser capitalizada pelas empresas.
A empatia também é fundamental. É necessário que a empresa tenha capacidade de entender as emoções de seu público e se colocar no lugar deles.
Já a ética é importante para que valores e padrões da sociedade sejam utilizados na relação marca-público.
Como “humanizar” sua empresa?
Ao adotar o marketing humanizado, é fundamental comunicar ao consumidor que a empresa sabe o que eles precisam.
Contato direto e personalizado
Estabelecer um contato forte através de mensagens claras e rápidas é imprescindível. Essa ação mostra que sua empresa é confiável, transmitindo credibilidade.
Desenvolver o perfil de Brand Persona
Realizar pesquisas que ajudem a conhecer seu público-alvo também é importante. Isso auxilia na criação do perfil de brand persona para sua marca e também ajuda na humanização de suas campanhas.
Essa análise de clientes atuais ou em potencial já é uma interação mais humana, pois chama atenção do público-alvo. Com isso, o cliente percebe a preocupação em entregar um serviço que atenda suas necessidades.
Através desses dados, é possível utilizar características mais pessoais no diálogo com consumidores.
Compartilhe suas histórias
Contar a história da empresa também ajuda a envolver seus clientes. Técnicas de storytelling marketing são ideais para compartilhar sua trajetória e seus valores. Além de aumentar o engajamento.
Importância
O Marketing Humanizado ajuda a demonstrar para consumidores que a empresa está interessada no que eles necessitam. Isso gera fidelização por parte do cliente.
Por sua vez, eles também desejam saber o que a marca que eles consomem representa.
De modo geral, demonstrar o lado humano alimenta o desejo do público de se conectar ainda mais a sua empresa. Consequentemente, isso auxilia no crescimento de vendas e o público passa a indicar o seu negócio para outras pessoas.